Os resultados da pesquisa fornecem informações imediatas sobre seu público e sua intenção de pesquisa. É por isso que é essencial observar os resultados da pesquisa ao reotimizar o conteúdo. Insira sua palavra-chave principal, bem como palavras-chave relacionadas, e observe as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
Verifique as semelhanças entre o conteúdo principal, desde as tags de título até os cabeçalhos. Faça a seguinte pesquisa: “plano de aposentadoria para enfermeiros”. Com base nos títulos das páginas, você pode determinar rapidamente que alguém que pesquisa esse termo deseja saber tudo sobre planejamento de aposentadoria para enfermeiros. Clique em alguns dos principais resultados e você aprenderá mais sobre a intenção de pesquisa.
Siga estas mesmas etapas para investigar a intenção de pesquisa do seu conteúdo. Na maioria dos casos, seu conteúdo corresponderá à intenção de pesquisa geral. Você pode decidir, no entanto, inclinar-se mais para a intenção de pesquisa, ajustando sua tag de título, alterando a organização da página ou abordando algumas perguntas adicionais, como na caixa “As pessoas também perguntam” nos resultados de pesquisa do Google.
Dependendo do tópico e da idade do seu conteúdo, porém, você pode descobrir que sua página não corresponde mais à intenção de pesquisa. Se isso acontecer, reserve mais tempo para otimizar novamente (ou, em alguns casos, reescrever) esse conteúdo.
Verifique se há páginas concorrentes em seu site
Cada estratégia de conteúdo é diferente. A sua, por exemplo, pode segmentar várias palavras-chave semelhantes com conteúdo diferente. Por exemplo, você pode ter um guia que segmenta a palavra-chave “roth ira guide” e uma postagem de blog que segmenta “roth ira meaning”. Com o tempo, no entanto, esses dois conteúdos começam a competir por palavras-chave semelhantes. Veja o sucesso do vivermaniasaude.
Embora você possa ter duas páginas bem classificadas para as mesmas palavras-chave, isso é incomum. Em junho de 2019, o Google lançou sua atualização de diversidade , focada na criação de diferentes resultados de pesquisa, o que significa que a maioria das SERPs apresentaria apenas um resultado de um site em vez de vários resultados. Se você tiver duas páginas em competição direta, provavelmente otimizará novamente o conteúdo redirecionando- o.
Por exemplo, se o seu guia sobre Roth IRAs reivindicar a maioria das palavras-chave segmentadas por sua postagem no blog sobre o significado de um Roth IRA, você provavelmente redirecionará essa postagem do blog para o guia. Usando uma ferramenta como o Ahrefs , você pode comparar páginas concorrentes rapidamente.
Em seus resultados, você deve ver as várias palavras-chave para as quais cada página classifica, bem como onde as páginas se sobrepõem nas classificações. Você pode usar filtros, como volume de pesquisa, concorrência e custo por clique (CPC) para se concentrar em palavras-chave específicas. Procure instâncias em que uma página é classificada para a palavra-chave principal de outra página, que não é mais classificada para essa palavra-chave.
Por exemplo, se o seu guia Roth IRA for classificado como “significado de roth ira”, mas sua postagem direcionada a essa palavra-chave não mais, isso pode sinalizar a necessidade de um redirecionamento. Se você redirecionar páginas como parte de atualizações de conteúdo, prepare-se para esperar alguns meses antes de ver os resultados.