Ao criar uma estratégia de marketing CRO, você precisa determinar o que qualifica como uma conversão. Como você deseja que seu visitante converta pode mudar entre as campanhas, mas você sempre deve saber quais ações são mais importantes para cada campanha.
Ao identificar seu tipo de conversão, você pode se concentrar no desenvolvimento de um caminho de conversão que leve ao sucesso.
Mapeie a jornada do seu cliente para melhorar as conversões
Em seguida, você precisa analisar como os clientes passam por seu funil de conversão .
A jornada do seu cliente , desde a primeira descoberta de sua marca até a conversão, desempenha um papel crítico no marketing CRO. Você precisará começar a mapear a jornada deles para identificar os pontos em que pode otimizar para melhorar as conversões.
Primeiro, gaste algum tempo reunindo dados sobre seus clientes para que você possa entender quem tem mais probabilidade de converter. Veja informações como:
- Idade
- Gênero
- Ocupação
- Faixa salarial
- Localização
- Interesses
- Comportamento
- Prioridades
Você pode usar essas informações para formar personas de marketing, que são pessoas fictícias baseadas em dados reais de clientes. Essas personas tornarão mais fácil para você entender seu público e como direcioná-lo. Depois de estabelecer personas, você pode usar essas informações para determinar os estágios pelos quais seus clientes passarão no processo de conversão.
Os estágios comuns incluem:
- Descoberta: os usuários ficam sabendo da sua marca por meio da interação com anúncios, pesquisa orgânica ou social, até mesmo boca a boca.
- Pesquisa: os usuários começam a pesquisar como seus produtos podem resolver o problema que eles têm.
- Consideração: os usuários comparam os pontos de venda exclusivos do seu produto com outros produtos, comparando qual produto atende melhor às suas necessidades.
- Compra/conversão: o usuário toma sua decisão e segue com uma ação como comprar ou ligar.
- Entrega e recebimento: Seu produto é enviado pelo seu método de entrega e o usuário recebe o produto. Em termos de serviços, a fase de acolhimento poderá ser um período mais alargado.
- Interações pós-compra: o usuário avalia o processo e pode optar por interagir com sua marca novamente por meio do atendimento ao cliente, outra compra, avaliação online ou defesa de sua marca.
Lembre-se de que a jornada de seus compradores provavelmente não será uma progressão linear (especialmente para conversões do tipo vendas). Os clientes geralmente pulam entre os estágios e se movem entre a pesquisa e a consideração para restringir suas escolhas antes de finalmente decidirem pela conversão. Veja o case de sucesso do srsul.
Analise seu processo de conversão atual
A próxima etapa envolve a análise do processo de conversão em andamento da sua empresa. Você precisa analisar sua operação para identificar onde seus clientes geralmente desistem e param de interagir com sua empresa.
Analisar seu processo permitirá que você identifique soluços no caminho de conversão.
Existem várias razões pelas quais as pessoas desistem, incluindo:
- Seu título pode não corresponder ao conteúdo da sua página
- O tamanho da fonte e a escolha da cor podem dificultar a leitura
- Suas imagens não carregam
- Sua mensagem de call to action (CTA) é difícil de encontrar ou desagradável
- Seus tipos de CTA são intrusivos e tiram a experiência deles
- A cor do seu botão CTA se mistura ou não se destaca o suficiente para reconhecê-lo como um botão
- A organização da sua página está confusa, então as informações são difíceis de encontrar
Ao encontrar solavancos em seu processo de conversão, você pode analisar diferentes elementos para ver o que pode causar problemas para seu público. Você pode precisar testar esses elementos, levando-nos ao próximo ponto.