Aprenda com os melhores
Procure as principais pessoas em seu campo que compartilham sua função. Faça uma lista e siga-os nas redes sociais (Twitter, LinkedIn, Facebook, etc.).
Coloque seus blogs em seu leitor de feed RSS. Procure-os em sites profissionais de perguntas e respostas, como o Quora e a rede Stack Exchange . Muitos diretores de criação incorporaram a liderança de pensamento em seu papel, que envolve blogs, palestras e participação em seminários importantes.
A liderança de pensamento é tanto uma questão de autopromoção quanto um recurso para os outros. Dribbble, Pinterest e Behance podem ser onde você procura inspiração de design, mas aprender o lado comercial do processo criativo não será encontrado olhando para a inspiração visual.
Estude o lado comercial da criatividade
Como eu disse antes, você provavelmente já se aproximou das revistas e blogs. Mas também é obrigatório ler ótimos livros sobre marketing, o lado comercial do design e publicidade.
É irônico que, depois de todos esses anos após a faculdade, você esteja mergulhando de volta em pesquisas acadêmicas e trabalhos impressos, mas vale a pena. Compreender as coisas da perspectiva do seu cliente é fundamental para impulsionar o criativo que alimenta seus negócios.
Aprenda a escrever. Agora.
Grande criatividade é tudo sobre contar histórias. A palavra escrita é uma das formas mais antigas de auto-expressão e não há um aplicativo ou efeito do Photoshop que a substitua.
Aprenda a pensar profundo e escrever pequeno. Quanto melhor você puder se articular, mais poderá moldar a história. Quer essa história consista em escrever uma cópia do anúncio, criar um briefing para sua equipe ou simplesmente se comunicar de maneira eficaz por e-mail, a palavra escrita sempre será de extrema importância.
Auto-refletir com frequência
A introspecção é uma parte crítica do auto-aperfeiçoamento. Olhe para si mesmo e avalie seus pontos fortes e fracos como gerente. Desafie-se a pensar diferente.
A introspecção é benéfica para o seu papel gerencial e para o seu papel criativo. Reflita sobre o conteúdo em que você colocou seu selo de aprovação: ele está à altura dos padrões de hoje? Por exemplo, com tantos canais para distribuir conteúdo criativo, não se trata de criar mais conteúdo.
Trata-se de criar conteúdo que possa se adaptar ao canal ou dispositivo em que está sendo visualizado. O rápido crescimento em dispositivos móveis está forçando os designers a pensar em termos de sistemas de design em vez de tamanhos de tela. O diretor criativo deve liderar a tarefa e fazer dessa ideia de uma estrutura de design flexível uma prioridade para suas equipes.
Você precisa ser adaptável
Como diretor, seu trabalho é sintetizar, inspirar e inovar. Você deve inspirar mudanças e crescimento em sua equipe e no produto criativo de sua agência. Os desafios virão de todos os ângulos: recursos internos, clientes com os quais você trabalha atualmente, clientes com os quais deseja trabalhar e clientes com quem costumava trabalhar.
Sua capacidade de se adaptar a esses desafios fará a diferença entre o sucesso e o fracasso. Sem pressão.
Tentativa e erro
Como a maioria dos problemas do mundo, tentativa e erro é a única maneira de encontrar a solução que funciona.
Se você não está reinventando a si mesmo e seus processos em cada tarefa, está fazendo um desserviço a todos. Seria bom se o processo criativo fosse tão estereotipado quanto as leis tributárias ou as regras contábeis, mas isso nunca vai acontecer, e você não deve tentar forçá-lo.
Direção criativa: em poucas palavras
Seu papel como diretor criativo é sentar-se entre o cliente e sua equipe para entregar o melhor criativo com o maior impacto dentro das restrições do projeto.
Concentre-se em melhorar seus processos e orientar sua equipe. Quanto mais você liderar e inspirar, melhor sua equipe ficará. Faça da otimização uma prioridade para que você possa trabalhar de forma mais inteligente, mais rápida e recuperar horas preciosas do seu dia.