Se você é novo na otimização para a caixa de respostas do Google, pode procurar inspiração em seus concorrentes. Digamos que você esteja escrevendo um conteúdo sobre as “melhores maneiras de limpar sua casa”. Descubra como você pode potencialmente classificar para o snippet em destaque pesquisando para ver se alguém já aparece na caixa de resposta do Google para essa consulta. Neste exemplo, Nationwide aparece no snippet em destaque com uma lista de dicas de limpeza doméstica.
Quando você clica na página e a visualiza, vê que a página inteira é uma lista de dicas e que o Google apenas extraiu os números e títulos da página para criar uma resposta concisa. Com base nessas informações, você pode decidir que criar uma lista numerada é a melhor opção. Como o Google geralmente “corta” trechos em destaque com listas numeradas após oito pontos, você pode tentar criar uma lista com nove ou doze pontos para atrair as pessoas a clicar em sua listagem.
Ao olhar para a sua concorrência, você terá uma ideia melhor de como pode se classificar para a caixa de respostas do Google.
Considere a estrutura do seu conteúdo
Ao observar a classificação de seus concorrentes para a caixa de resposta do Google, você descobrirá que vários formatos aparecem na posição 0. Se você deseja ter uma estratégia bem-sucedida de caixa de resposta do Google, deve considerar o uso de vários formatos de conteúdo.
Adicionar elementos como listas com marcadores e listas ordenadas pode ajudar você a ter mais chances de aparecer na caixa de respostas do Google. O tipo de elemento dependerá do tipo de consulta . Por exemplo, vejamos esta consulta para “Qual é a melhor ração para cachorro”. Para esta consulta de pesquisa, a caixa de resposta do Google gera uma lista com marcadores dos melhores alimentos secos para cães.
Esse formato se encaixa na consulta porque a maioria das pessoas esperaria ver uma lista de opções dos melhores alimentos para cães, pois é difícil estabelecer um alimento específico para cães como o melhor. Com outra consulta, “por que meu cachorro come grama”, o snippet em destaque aparece de forma diferente.
Em vez de uma lista com marcadores, esse snippet em destaque responde à pesquisa do usuário com texto simples.
O formato da caixa de resposta do Google depende da consulta. Antes de otimizar seu site para um snippet em destaque, verifique os resultados da pesquisa e o formato do snippet em destaque. De qualquer forma, incluir esses elementos em seu conteúdo pode ajudar os leitores a folhear seu conteúdo e aumentar suas chances de aparecer em snippets em destaque. Veja o case do juliocesaryoshimura.
Portanto, ao escrever conteúdo, considere os locais onde você pode adicionar uma lista ou tabela com marcadores para exibir melhor as informações.
Crie uma página de perguntas frequentes
Ao otimizar sua estratégia de caixa de resposta do Google, considere uma página de perguntas frequentes. Se houver perguntas comuns sobre um tópico em seu setor, você pode criar uma página de perguntas frequentes para fornecer aos usuários todas as informações necessárias sobre um assunto. As páginas de perguntas frequentes podem ajudá-lo a aparecer em mais snippets em destaque porque respondem às perguntas diretamente.