Do ponto de vista empresarial , uma boa estratégia de conteúdo é aquela que:
- Representa bem o negócio
- Envolve potenciais consumidores de forma não intrusiva
- Ajuda a aumentar as vendas ou atingir determinados objetivos que o negócio tem
Antes de começar a desenvolver uma estratégia de conteúdo e integrá-la aos processos de produção de seu site , é crucial entender a jornada que seu cliente percorre desde o primeiro contato com sua empresa até a compra. Em termos gerais, podemos nos referir à jornada que uma pessoa faz de não cliente para nosso cliente como o funil de conversão.
Um funil de conversão generalizada pode ser composto de quatro etapas (emprestadas do setor de marketing):
- Conscientização: A fase do contato inicial com o cliente.
É quando o cliente aprende pela primeira vez sobre sua empresa.
- Interesse: Uma vez que o cliente conhece sua empresa, ele pode se interessar por você.
- Desejo: Depois que o interesse do cliente é despertado, o cliente pode chegar a um ponto em que começa a querer seus produtos e serviços, embora nenhuma ação de compra tenha sido feita nesta fase.
- Ação: Nesta fase do funil de conversão, o cliente não está apenas querendo e sonhando acordado com seu produto/serviço, mas também junta dinheiro, tempo e esforço necessários para comprá-lo.
O acrônimo AIDA nos ajuda a lembrar desses estágios e é emprestado do setor de marketing. O comportamento do cliente difere amplamente em todos esses estágios. Alguém que acabou de conhecer seu produto (conscientização), por exemplo, se comportará de forma diferente quando comparado a alguém que já deseja comprar seu produto (ação).
O objetivo da estratégia de conteúdo é levar os clientes de forma rápida e eficaz da conscientização ao interesse, ao desejo à ação, fornecendo o conteúdo certo para cada etapa.
Concentre-se nas etapas mais importantes do funil
Agora você entende como os clientes passam do reconhecimento ao interesse, ao desejo à ação, bem como que tipos de perguntas surgem durante a jornada do funil de conversão. Desenvolver conteúdo para todas essas etapas é muito trabalhoso, então você precisa priorizar.
É crucial entender quais etapas do funil de conversão mais ajudariam você em um determinado momento. Por exemplo, se vemos apenas 10 visitantes por dia em nosso site, nosso problema é a conscientização. Desenvolver um FAQ sobre como comprar e instalar nosso software não ajudará porque ninguém está interessado e desejando nosso produto ainda.
Em vez disso, poderíamos começar com uma série de postagens de blog sobre tendências de design ou postagem de convidados em um blog de design líder para ajudar a criar conscientização. Como alternativa, se tivermos um nível saudável de tráfego no site, mas os clientes nos perguntarem constantemente como comprar nosso produto ou como configurar o teste gratuito, precisamos desenvolver conteúdo que aborde esses tipos de perguntas, talvez um webinar ou vídeo sobre usando o software, em vez de direcionar nossos recursos limitados na criação de infográficos virais e postagens de blog de convidados. Você pode estar se perguntando como determinar quais estágios do funil são os mais importantes em um determinado momento.
Não há uma resposta clara. No entanto, muitas vezes faz sentido ver onde estão os gargalos. Você pode se fazer as seguintes perguntas.
- “Eu vejo muitos visitantes em nosso site?”
- “Os clientes em potencial sabem sobre nós?”
Se não, precisamos trabalhar a conscientização.
- “Quando fazemos guest post em outros sites, os clientes clicam no nosso site?”
- “Nossa empresa interessa a eles?”
- “Eles se perguntam como isso funciona?”
Se não, precisamos trabalhar com juros.
- “Os clientes estão interessados em comprar nosso produto?”
- “Eles acreditam que é um produto ótimo e necessário?”
Se não, precisamos trabalhar o desejo e provar os benefícios para os clientes.
- “As pessoas entendem como e onde comprar nosso produto?”
- “Minhas taxas de conversão são semelhantes ou melhores que outras do setor?”
Se não, talvez precisemos trabalhar em ação.