A Amazon não revela sua fórmula exata para calcular a classificação dos mais vendidos. De acordo com a plataforma de comércio eletrônico, ela usa as vendas recentes e históricas de um produto para gerar sua lista de Mais Vendidos a cada hora. Alguns outros fatores, no entanto, influenciam seu BSR.
Saiba mais sobre o que determina sua classificação de Best Sellers da Amazon agora:
Categoria
Sua categoria influencia seu BSR porque é uma métrica comparativa. Se você categorizar seu produto (digamos, um carregador portátil) como “Eletrônicos” versus “Telefones celulares e acessórios”, isso moldará diretamente sua classificação de Mais Vendidos. Dependendo do número de produtos, bem como da intenção de pesquisa por trás dessas categorias, você pode obter um BSR maior ou menor.
Subcategoria
Como sua categoria de produto, suas subcategorias de produtos também moldam sua classificação de mais vendidos da Amazon.
Como é um desafio conquistar o primeiro lugar nas listas de mais vendidos da categoria, devido ao número de produtos, muitas vezes é mais fácil para os vendedores competir nas listas de mais vendidos da subcategoria. Essas listas são mais específicas, o que pode ajudá-lo a liderar as paradas, especialmente se você vender um produto que corresponda exatamente a essa subcategoria.
Frequência de vendas
A frequência é outro ponto de dados que determina seu BSR.
“A Amazon admite observar a frequência de vendas para compilar a classificação dos mais vendidos.”
A Amazon admite olhar para este ponto de dados. A frequência com que seu produto é vendido está diretamente relacionada à sua popularidade.
Se as pessoas estão comprando seu produto rapidamente (pense no que acontece quando um novo console de jogos ou smartphone é lançado), isso demonstra a popularidade e a demanda por seu item. Para uma Classificação de Best Sellers estável, as empresas devem manter o ritmo da frequência de suas vendas.
Histórico de vendas
A Amazon também analisa o histórico de vendas do seu produto. Embora produtos novos possam estar no topo da lista dos mais vendidos, a Amazon geralmente prefere produtos com um histórico de vendas consistente. Veja o case de sucesso do cnovaads.
Essas não são maravilhas de um só sucesso, mas produtos consistentes que funcionam (e vendem) ao longo do tempo. Os produtos que flutuam nas vendas geralmente lutam para manter uma classificação baixa (ou boa) de Best Sellers.
Recenticidade de vendas
Embora a Amazon se preocupe com o histórico de vendas de um produto, ela dá preferência às vendas mais recentes. Um produto muito vendido, mesmo que seja novo, pode dominar a lista dos mais vendidos porque está vendendo.
As pessoas estão comprando, e estão comprando rápido, demonstrando que o produto é popular e procurado pelos compradores. Recência, no entanto, também deve equilibrar com frequência. Um produto novinho em folha pode dominar a lista dos mais vendidos por uma semana, mas, à medida que as vendas e a demanda diminuem, ele cairá no BSR porque sua frequência de vendas contrasta com seu desempenho anterior.
Mesmo que o produto ainda venda bem para o vendedor, ele não está vendendo como antes, o que pode levar a um BSR ruim.