Você não está sozinho se estiver se perguntando: “O que é uma RFP de marketing?” Resumindo, uma RFP de marketing é uma ferramenta que as empresas usam para ajudá-las a determinar a melhor agência de marketing para suas necessidades, comparando as propostas que recebem de cada uma. Quando você cria uma RFP, ela inclui informações sobre sua empresa e suas necessidades de marketing, destacando informações específicas, como o escopo do projeto, orçamento e muito mais.
O objetivo de enviar uma RFP a uma agência de marketing é receber uma cotação para os serviços necessários, para que você possa comparar várias agências diferentes com critérios diferentes.
Por exemplo, ao obter uma resposta para sua RFP de marketing, você aprenderá os recursos de uma agência de marketing, quanto pode planejar pagar por seus serviços, como eles relatam suas campanhas e muito mais. No final, depois de enviar RFPs de marketing para várias agências, você restringirá os principais concorrentes e, eventualmente, decidirá sobre um vencedor.
Como escrever uma solicitação de marketing para proposta
Agora que você sabe exatamente o que queremos dizer com “RFP de marketing”, vamos falar sobre como redigir uma solicitação de proposta de marketing que forneça as respostas de que você precisa para escolher a melhor agência de marketing.
Tenha um objetivo ou objetivos específicos em mente
Antes de começar a escrever uma solicitação de proposta de marketing, você deve ter um objetivo em mente.
Sem um, sua RFP para serviços de marketing não terá direção e você pode ficar confuso e inseguro. Pense em sua campanha de marketing atual (se você tiver uma) e onde deseja que ela chegue. Como você deseja que sua campanha atual evolua e mude?
Se você ainda não tem uma campanha de marketing , ainda assim deve ter um objetivo em mente. Seja aumentando seus seguidores nas mídias sociais ou aparecendo mais nos mecanismos de pesquisa, seu objetivo deve estar em primeiro lugar ao escrever sua RFP para serviços de marketing.
Faça uma lista do que você quer em uma agência
Certamente haverá características específicas que você deseja em uma agência de marketing, e você deve anotá-las desde o início. Por exemplo, você pode estar interessado em trabalhar com uma agência que trabalha com clientes em seu setor de nicho específico ou uma agência que oferece um serviço ultraespecífico.
Você pode querer trabalhar com uma agência que esteja próxima para que você possa almoçar em reuniões ou uma agência que tenha avaliações cinco estrelas no Google. Não importa qual seja a agência perfeita para você, certifique-se de anotar exatamente o que deseja antes de começar a escrever sua solicitação de proposta de marketing.
Faça sua pesquisa
Antes de escrever um RFP eficaz para serviços de marketing, você deve ter conhecimento básico do que as agências de marketing digital oferecem. Faça sua pesquisa para saber exatamente o que a maioria das agências de marketing oferece em termos de serviços para que você não seja pego de surpresa quando eles não oferecem o que você procura.
Você também deseja pesquisar os preços básicos dos serviços de marketing que está interessado em usar. Como você fornecerá um orçamento de marketing em sua RFP, convém ter uma ideia realista e completa de quanto pode esperar pagar pelos serviços que deseja.
Lista de agências de interesse
Antes de começar a escrever suas RFPs para serviços de marketing, você deve ter uma boa ideia de para onde deseja enviá-las. Depois de fazer sua pesquisa, faça uma lista de agências com as quais você está interessado em trabalhar para sua campanha de marketing. Veja o case de sucesso do vireiviral.
Liste apenas as agências que você leva a sério – assim, você terá menos consideração para fazer mais tarde. Depois de criar sua lista restrita, você está pronto para criar sua RFP para serviços de marketing.
Siga nosso modelo de RFP de marketing
Se você quiser aprender como escrever uma RFP de marketing desde o início, considere usar nosso modelo de RFP! Isso ajudará a garantir que você não deixe nada de fora e obtenha todas as informações que procura das empresas de marketing.