Não me entenda mal: não estou defendendo a escrita de todo o conteúdo do seu site, ou o design de todos os seus gráficos, antes mesmo de você ver uma maquete do design do seu site. No entanto, acho que você deve planejar incorporar conteúdo nos estágios iniciais do processo de design , em vez de torná-lo um evento de “último estágio”.
Existem benefícios distintos para isso, incluindo:
- Não ter que produzir conteúdo de SEO no último minuto antes do lançamento do site
- Não se limitando a apenas determinados pontos e espaços para o referido conteúdo porque você não levou em consideração ao aprovar o design
- Ser capaz de fazer com que os designers do seu site leiam e até se inspirem no seu conteúdo
- Ser capaz de preencher o conteúdo enquanto o site está sendo projetado, para que haja texto do tamanho e comprimento corretos preenchidos (o que pode ajudar a reduzir o tempo necessário para testes ou ajustes posteriores)
Devido a esses benefícios, você deve incorporar a criação do seu conteúdo nos estágios iniciais de planejamento e desenvolvimento do seu site. Esse conteúdo não está necessariamente limitado a textos de páginas da Web escritos principalmente para fins de SEO: também pode incluir itens como descrições de produtos, guias ou whitepapers para download, gráficos promocionais, fotografia de produtos, frases de chamariz, conteúdo de formato longo, postagens de blog e assim por diante sobre. Como você pode garantir que isso seja feito? Aqui estão algumas ideias.
Como incorporar a produção de conteúdo na fase de design
Se você é uma pessoa organizada e sua equipe é muito dedicada, pode ser o suficiente para você dizer “certifique-se de que o conteúdo seja concluído até esta data”. No entanto, não faz mal ter uma ferramenta ou peça de referência para manter todos no caminho certo. Aqui estão três maneiras de garantir que sua produção de conteúdo esteja acontecendo quando necessário.
Crie um roteiro
Antes de definir prazos específicos para seu conteúdo ou design, você deve ter uma boa ideia de quando, geralmente, eles precisam ser concluídos.
Em vez de criar prazos arbitrariamente, trabalhe em conjunto com sua equipe para criar um roteiro para o processo de design do site que possa ser seguido em grupo. Um roteiro pode ser tão específico ou vago quanto você quiser e pode conter muitos ou poucos estágios. Em última análise, tem um objetivo final: o lançamento do seu site.
Ao longo do caminho, deve haver etapas e datas importantes para você e quaisquer outros eventos importantes.
Para criar seu próprio roteiro de web design, faça a si mesmo estas perguntas:
- Quantas vezes planejo revisar e alterar o design proposto?
- Quanto conteúdo novo está sendo criado?
- Quais ativos de conteúdo existentes eu tenho? Como eles moldarão o design do site?
- O que os web designers devem ver, em termos de conteúdo, para produzir um site que se adapte tanto ao SEO quanto aos usuários?
(Por exemplo, se seus designers não sabem que você deseja dois parágrafos de texto em cada página de produto, eles podem não fornecer a quantidade certa de espaço para isso.)
Use uma solução de gerenciamento de projetos
Existem muitas soluções de gerenciamento de projetos acessíveis e confiáveis que você pode usar para colaborar com sua equipe em seu projeto de web design e manter todos no caminho certo. Geralmente oferecido na forma de software baseado na Web para fácil acesso, o software de gerenciamento de projetos oferece a capacidade de atribuir itens a usuários individuais, verificar o progresso, comunicar-se diretamente com sua equipe e até colaborar em arquivos ou sessões de brainstorming.
Ele nos permite definir e atribuir marcos em um calendário – como datas de vencimento para maquetes e design de nossa própria equipe, bem como conteúdo e informações fornecidas pelos clientes. Ele também nos permite atribuir listas de tarefas mais granulares que podem ser marcadas à medida que são concluídas, o que é realmente útil para seções de um projeto que são multifacetadas – por exemplo, um site de comércio eletrônico com 100 novas páginas de produtos que precisa povoada.
Ao contrário de uma solução mais ampla, como um roteiro, uma solução de gerenciamento de projetos permitirá que você defina prazos mais específicos e defina detalhes importantes que você não deseja perder.
Você pode usar os dois, certamente, ou apenas confiar em um.