Ao analisar o Google Ads, você descobrirá que existem vários tipos de métodos de segmentação para o Google Ads que você pode usar para alcançar leads mais valiosos. Existem duas categorias principais de segmentação:
- Segmentação de público
- Segmentação de conteúdo
Vamos detalhar essas categorias de segmentação:
Segmentação de público
A segmentação de público-alvo do Google Ads concentra-se em diferentes maneiras de segmentar pessoas que você acha que estão interessadas em sua empresa. Você deseja alcançar leads que desejam seus produtos ou serviços. Ao segmentar melhor seu público, você terá mais chances de obter leads valiosos.
Vejamos alguns métodos de segmentação que você pode usar para o Google Ads.
- Segmentação demográfica
A forma mais comum de segmentação do Google Ads é a segmentação demográfica. Essa prática se concentra em segmentar pessoas com base em informações demográficas.
Todas essas informações são específicas para cada membro do seu público. As empresas costumam segmentar por dados demográficos para alcançar grupos específicos de pessoas porque certos tipos de pessoas estão interessadas em seus produtos ou serviços. Ao usar a segmentação demográfica, você segmentará com mais eficiência e alcançará esses leads interessados em sua empresa.
- Segmentação por interesse
Com a segmentação por interesse, o Google coloca usuários individuais em grupos com base em seu comportamento na web. Muitas pessoas interagem de forma diferente na web umas das outras. Certas pessoas podem realizar ações que indicam que elas têm maior probabilidade de comprar seus produtos ou usar seus serviços.
Existem dois tipos de segmentação por interesse que você encontrará.
- Segmentação de marketing: essa segmentação mostra anúncios para usuários que pesquisaram produtos ou serviços como o seu. Esses usuários estão mais próximos da conversão, então você os segmenta com a intenção de fazer com que eles escolham sua empresa e convertam.
- Segmentação por afinidade: os dados são coletados à medida que cada usuário interage com páginas, aplicativos, canais, vídeos e conteúdo no YouTube. O Google cria um perfil dessa pessoa e permite que você segmente essas pessoas com base em suas afiliações.
A segmentação por interesse é uma maneira fácil de sua empresa segmentar pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, além de aproveitar a segmentação contextual.
- Remarketing
O remarketing é uma das formas mais populares de publicidade. Esses anúncios do Google segmentam usuários que já interagiram com seu conteúdo anteriormente. Os anúncios de remarketing destinam-se a fazer com que os leads pensem novamente em sua empresa e considerem comprar de você.
Você pode redirecionar usuários em qualquer estágio do funil de compra de marketing digital , desde que eles tenham visitado sua página ou clicado em seu anúncio. O objetivo é fazer com que os usuários retornem ao seu negócio e concluam uma compra.
Segmentação de conteúdo
Além da segmentação por público, você também pode segmentar por conteúdo. A segmentação de conteúdo permite alcançar pessoas que procuram tipos específicos de conteúdo.
Aqui estão alguns exemplos de segmentação de conteúdo que sua empresa pode usar.
- Segmentação por palavras-chave
O Google veicula anúncios junto com conteúdo que corresponde às palavras-chave. Você pode segmentar palavras-chave específicas para ajudar seus anúncios a serem exibidos para leads relevantes que pesquisam com essas palavras-chave. Por exemplo, você pode segmentar a palavra-chave “moda feminina para o inverno”. Ao segmentar essa palavra-chave, o Google pode exibir seu anúncio na mesma página de um artigo sobre roupas da moda para o inverno.
- Tópicos de segmentação
Ao definir sua estratégia de segmentação para a Rede de Display do Google, você tem a opção de segmentar várias páginas sobre um tópico específico. Isso permite que você alcance uma ampla gama de páginas. O Google analisa o conteúdo da web para determinar o tema central de cada página da web. Veja o case de sucesso do fswconsultoria.
Eles segmentam anúncios com base em suas seleções de tópicos. Isso significa que você pode alcançar pessoas em sites que se enquadram no tópico selecionado.
- Segmentação por canal
A segmentação por canal se concentra em permitir que sua empresa escolha em quais sites deseja exibir seus anúncios. Sua veiculação pode estar em um site inteiro ou em um subconjunto de um site. Você seleciona os domínios que melhor se adaptam ao seu negócio.
Isso significa que você pode se concentrar em exibir seus anúncios em sites nos quais seu público-alvo tem maior probabilidade de navegar. Por exemplo, se você vende roupas femininas, pode segmentar domínios de blogueiros de moda para exibir seus anúncios no site deles. No entanto, isso não garante que você aparecerá nesses domínios.
O valor do seu lance deve estar alinhado com o valor que eles cobram para exibir seu anúncio no site deles.