Quer saber qual é uma boa taxa de conversão de comércio eletrônico?
Vamos dar uma olhada em algumas médias. No comércio eletrônico, a taxa média de conversão — em termos de pedidos divididos por visitas ao site — é de 3% , de acordo com dados compilados pela Smart Insights. Em outras palavras, 3% dos usuários que visitam um site de comércio eletrônico convertem.
A taxa média de conversão de comércio eletrônico difere de acordo com os tipos de mercadorias que o site vende. Os sites de comércio eletrônico que vendem presentes têm uma taxa média de conversão de 4,9% , enquanto o setor de eletroeletrônicos tem uma taxa de 1,4%. Se você observar a taxa média de conversão do site por setor, verá que o comércio eletrônico tem uma taxa de conversão relativamente baixa em comparação com outros setores.
A indústria de serviços profissionais e financeiros, por exemplo, tem uma taxa média de conversão de 10% . Então, por que a taxa de conversão difere tanto entre os setores? Vários fatores influenciam a taxa de conversão e cada fator afeta os setores de maneira diferente.
Ao analisar sua taxa de conversão e compará-la com as médias, é importante considerar esses vários fatores que afetam as taxas de conversão. Isso ajudará você a garantir que sua taxa de conversão seja precisa e útil para sua empresa.
Teste várias chamadas para ação (CTAs)
Os CTAs desempenham um papel crucial na otimização da taxa de conversão do comércio eletrônico.
Esses pedaços de texto, que normalmente vêm na forma de um botão, orientam os usuários sobre como proceder ou incentivam os usuários a converter. Por exemplo, seu CTA pode dizer “Compre agora” ou “Inscreva-se hoje”. Aqui está um exemplo de um CTA no site da Nordstrom que usa o CTA “Compre agora”.
Você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Optimize para fazer testes que comparam vários CTAs. Por exemplo, você pode executar um teste que mostra a alguns clientes um botão que diz “Compre agora” e a outros um botão que diz “Pegue o seu hoje”. O teste dirá qual botão teve o melhor desempenho.
Embora seja útil testar vários CTAs, certifique-se de que os visitantes vejam apenas um de cada vez. Ter vários CTAs pode confundir o visitante ou deixá-lo inseguro sobre qual botão clicar. Esse “paradoxo da escolha” pode fazer com que eles não cliquem em nenhum CTA. Veja o case de sucesso do construcaodesitescuritiba.
Ofereça uma experiência personalizada
O software, como o MarketingCloudFX , permite que você personalize o conteúdo do seu site para cada visitante.
Você pode mostrar aos visitantes diferentes saudações, CTAs e ofertas com base em seus dados demográficos, comportamento no site e site de referência. Quase 60% dos compradores dizem que a personalização tem um efeito perceptível em suas decisões de compra. Personalizar o conteúdo do seu site pode ajudar a aumentar suas vendas de comércio eletrônico.
Por exemplo, se alguém visitou seu site anteriormente e pesquisou sapatos masculinos, na próxima vez que visitar seu site, você pode mostrar a eles mais conteúdo sobre sapatos masculinos. Você também pode veicular a eles um anúncio com uma oferta especial em sapatos masculinos. Como eles já estão interessados em sapatos masculinos, é mais provável que o conteúdo e as ofertas relacionadas a eles capturem e mantenham a atenção deles, possivelmente levando a uma conversão.