Um dos maiores erros de marketing online que uma empresa pode cometer é criar uma campanha de marketing sem foco. Se você não definir metas, não saberá o que está acontecendo com sua campanha. Sua campanha não terá foco, então você não saberá quando atingirá seus objetivos ou se os está alcançando no prazo certo.
Sem metas realistas, você prepara seu negócio para o fracasso.
Objetivos irrealistas são desencorajadores porque você não os alcançará, não importa o quão bem você implemente e otimize suas estratégias de marketing digital.
Se você não acompanhar suas metas, não saberá se sua campanha gera sucesso. Você não saberá onde teve sucesso ou em quais áreas precisa trabalhar para melhorar.
Como evitar esse erro de marketing digital
Certifique-se de definir metas SMART ao iniciar uma campanha. Os objetivos SMART são:
- Específico : as metas devem ter como objetivo alcançar uma ação precisa, sejam cliques ou leads.
- Mensurável : você deve definir metas rastreáveis. Quando você sabe o que deseja realizar, pode determinar dados e métricas relevantes.
- Achievable : as metas devem ter objetivos de marketing digital que você pode alcançar. Pense no que você deseja realizar e onde deseja estar no final e estabeleça marcos viáveis de serem alcançados.
- Realista : uma boa meta deve ficar dentro dos meios de seu orçamento e recursos. Não tente morder mais do que seus recursos ou sua equipe podem suportar. Definir reuniões regulares para reavaliar como você está se saindo com seus marcos ajudará a manter seus objetivos realistas e alcançáveis.
- Sensível ao tempo : as metas precisam ter limites de tempo. Definir prazos ajudará a manter sua equipe no caminho certo e motivada.
Reserve algum tempo para determinar quais indicadores-chave de desempenho (KPIs) melhor correspondem ao seu objetivo. Acompanhe seus KPIs usando o Google Analytics durante toda a campanha. Seus KPIs ajudarão você a medir o retorno sobre o investimento (ROI) de sua campanha.
Segmentar o público errado
Um dos maiores erros de marketing que as empresas cometem é atingir o público errado. Muitas empresas tentarão segmentar um público muito amplo. Eles querem alcançar mais pessoas, então tentam atingir qualquer um e todos, mas acabam desanimados quando as pessoas não compram seus produtos ou usam seus serviços. Veja o sucesso do grandepexinxa.
Outras empresas vão pensar que conhecem seu público-alvo, mas acabam mirando nas pessoas erradas. Isso se transforma em uma perda de tempo e dinheiro, mas é facilmente evitável!
Quando as empresas têm uma segmentação muito ampla, significa que não estão fornecendo conteúdo relevante para as pessoas interessadas.
Como evitar esse erro de marketing digital
Pesquise seu público-alvo! Encontrar o público certo exige pesquisa e testes.
Você precisa saber quem provavelmente terá interesse em seus produtos ou serviços. Comece criando personas de marketing com base em seus compradores anteriores. Personas de marketing são perfis fictícios que representam seus clientes com base em dados sobre seu público-alvo.
Você pode estabelecer mais de uma persona de comprador se atender a um público diversificado. Depois de estabelecer essas personas, você pode tentar segmentar pessoas com essas mesmas características e testar se segmentar um público mais amplo ou um público mais restrito do que fornece mais retornos.