Como SEO e CRO trabalham juntos para gerar classificações e conversões

O SEO ajuda a classificar seu site nos resultados de pesquisa, para que você possa obter mais tráfego para seu site.

Sites que não classificam não ganharão conversões e receita. Mas se seu objetivo é apenas classificar, você está fazendo SEO errado. Cada elemento do seu site deve ajudar a responder às perguntas dos pesquisadores e aproximá-los de se tornarem clientes.

Então, como você cria conteúdo que não apenas ranqueia bem, mas também converte visitantes?

1. Crie conteúdo de SEO que corresponda à intenção de pesquisa

Se você estiver familiarizado com as práticas recomendadas de SEO , provavelmente entenderá o valor da criação de conteúdo do site . Sem conteúdo, o Google não teria nada para classificar e seu site não atrairia novos visitantes. Seja o conteúdo do seu blog ou das páginas de produtos voltadas para vendas, o conteúdo relevante é a maneira nº 1 de classificação para termos que trazem novos negócios.

O Google usa vários fatores para determinar quais páginas classificam para vários resultados de pesquisa – e o Google deseja exibir resultados que respondam às consultas dos pesquisadores e forneçam uma ótima experiência do usuário (UX) . Em 2023, o Google faz um trabalho melhor do que nunca ao combinar as pessoas com as informações que elas consideram mais valiosas. Portanto, se você deseja classificar nos resultados de pesquisa e converter visitantes, precisa corresponder à intenção de pesquisa.

Em outras palavras, você precisa criar conteúdo que melhor responda às perguntas dos pesquisadores e forneça as informações de que precisam. Para entender melhor como corresponder a intenção de pesquisa para diferentes tipos de consultas , classificar e gerar conversões, vejamos alguns exemplos.

Exemplo 1: pesquisa transacional

Digamos que eu pesquise uma frase com intenção transacional ou de compra – “compre filtro de óleo 2017 Colorado”. Aqui está o que o Google retorna: os dois primeiros resultados orgânicos são páginas de produtos para a compra de filtros de óleo Colorado 2017. O conteúdo dessas páginas inclui:

  1. Descrições de produtos com os principais pontos de venda
  • Preços de cada opção
  • Avaliações
  • Onde comprar perto de mim
  • Opções de envio

É seguro dizer que, se eu precisasse comprar um filtro de óleo, a Auto Zone ou a Advance Auto Parts teriam meu negócio.

Exemplo 2: pesquisa informativa

Agora, digamos que eu faça uma pesquisa informativa sobre como trocar o óleo do meu caminhão. Se eu pesquisar “Como trocar o óleo no meu Colorado 2017”, o Google retorna o vídeo abaixo como o principal resultado orgânico.

Abaixo do vídeo, os resultados da pesquisa incluem uma caixa “As pessoas também perguntam” seguida por vários outros vídeos do YouTube.

Então, digamos que estou trabalhando com uma empresa que fabrica filtros de óleo e queremos classificar para a consulta informativa. Com base no que está classificando atualmente para essa pesquisa, nossa página precisa incluir as seguintes informações para corresponder à intenção de pesquisa:

  1. Um vídeo sobre como fazer uma troca de óleo
  • Que óleo usar
  • Quanto óleo você vai precisar
  • Uma etiqueta de título que inclui o ano do veículo, marca/modelo e tipo de motor

Tentar classificar uma página de produto para a consulta de exemplo não funcionaria porque não corresponde à intenção por trás da pesquisa – não responde como trocar o óleo. A intenção de pesquisa correspondente ajuda os sites a classificar e obter mais tráfego, mas como fazemos com que esse tráfego seja convertido? Veja o sucesso da clickagencia.

2. Otimize o conteúdo para conversões

Para ajudar a transformar os visitantes em conversões, você deve adicionar texto ou botões de chamada para ação (CTA) com links para conteúdo focado em conversão. A inclusão de CTAs estratégicos canaliza o tráfego de postagens de blog e páginas TOFU para páginas de produtos ou formulários de contato/cotação. No exemplo dois acima, as páginas de alto escalão apresentam conteúdo informativo para, antes de mais nada, responder à consulta do pesquisador — antes de apresentar os produtos.

Mas essas páginas também incluem CTAs estratégicos para incentivar as pessoas a aprender mais sobre as ofertas de produtos. Escrever um conteúdo que atenda às necessidades dos usuários de pesquisa melhora a experiência deles em seu site – e faz sentido que eles tenham mais chances de conversão também. Criar conteúdo que corresponda à intenção de pesquisa e incluir CTAs claros que levam os visitantes ao funil de marketing levará a taxas de conversão mais altas no site.

Deixe um comentário