Agora eu gostaria de falar sobre um estilo de fornecer uma estimativa de custo aos clientes que chamo de técnica de precificação em pacote. Mas primeiro, vamos discutir duas maneiras comuns pelas quais os freelancers fornecem o custo do projeto e também os problemas associados a eles.
Enviando por e-mail uma estimativa de custo do projeto
Enviar por e-mail a estimativa de preço do projeto é uma maneira popular de dizer ao cliente quanto o trabalho vai custar. Infelizmente, há muitos problemas com essa abordagem se você quiser cobrar taxas mais altas. Alguns dos problemas mais óbvios:
- A falta de profissionalismo e rigor envia o sinal errado
- Se o e-mail for curto com pouca explicação, o cliente pode achar que o preço que você enviou é arbitrário
- As estimativas enviadas por e-mail geralmente são desqualificadas automaticamente por empresas maiores
- Não há absolutamente nenhum foco nos resultados / entregas (é 100% sobre o preço)
Fatura com uma especificação de custo
Agora vamos falar sobre a estimativa no estilo de fatura (outra forma predominante de fornecer estimativas). Também existem vários problemas em mostrar suas taxas dessa maneira.
Para começar, você não está dizendo a seus clientes o valor que seus serviços fornecerão a eles. É difícil pensar em outra coisa além de horas e preço ao olhar para a lista acima. Você está convidando o cliente a separar sua estimativa e fazer uma comparação de compras para encontrar um preço mais barato.
Há outro problema: do ponto de vista psicológico, muitos estudos mostraram que as pessoas estão mais motivadas a evitar perdas do que ganhos. A aversão à perda sugere que você provavelmente sentirá mais dor ao perder R$ 100 do que prazer ao ganhar os mesmos R$ 100. Voltando à nossa estimativa no estilo de fatura, há uma perda percebida em cada item de linha quando você mostra um preço ao lado dele. Isso porque: Dor = Perda = Preço
Uma Maneira Melhor: Técnica de Preços em Pacote
Tudo bem, agora que identificamos as coisas que queremos evitar, vamos ver o que acho que é a melhor maneira de apresentar suas taxas. A técnica de precificação agrupada é uma das formas mais eficazes de comunicar valor ao apresentar suas taxas. Abaixo está um infográfico sobre essa técnica da startup que fundei, Bidsketch (aplicativo web para criação de propostas de projetos).
Clique no infográfico para ver uma versão maior dele em nosso site. Lembre-se, o preço sempre será visto como uma perda na mente do seu cliente. Você pode evitar se concentrar na perda agrupando suas taxas em um único serviço com um preço.
A chave é associar o preço diretamente aos resultados que seu cliente deseja (uma única vez). A outra parte crítica é detalhar cada serviço na área de descrição. Esses serviços são o que seu cliente ganha, então você quer mostrá-los individualmente separando os detalhes.