Configure o software de rastreamento de sites (ou seja, Google Analytics)

Para determinar o ROI é necessário configurar o software de rastreamento de sites para medir a análise de marketing de seu B2B . Isso parece um acéfalo, mas estou impressionado com quantas empresas B2B não têm um plano de jogo para julgar seu tráfego na Internet.

Ignorância não é felicidade! Ao contrário de outras formas de marketing, o marketing na internet é extremamente fácil de rastrear, então aproveite as ferramentas disponíveis! Pessoalmente, acho que o Google Analytics é o melhor software de rastreamento.

É relativamente fácil de configurar, não custa nada e fornece uma tonelada de informações com a capacidade de criar relatórios personalizados, configurar e-mails agendados e notificações para quedas no tráfego, etc.

Configure conversões mensuráveis no Google Analytics como metas

Determine o que é uma conversão para sua empresa.

Um formulário de contato sendo preenchido? Uma chamada telefônica? Um boletim de notícias se inscrever?

Visualizando a página de direções? A maneira mais fácil de acompanhar as conversões de formulário é configurar uma página de agradecimento exclusiva para todos os formulários em seu site (formulário de contato, solicitação de cotação, inscrição em boletim informativo etc.) e, em seguida, acompanhar as visualizações dessa página de agradecimento como meta. Vá para Admin > Exibir > Metas e veja a captura de tela abaixo para obter uma amostra de configuração da página de registro.

Você deseja inserir um “Valor”, que atribuirá um valor monetário a alguém que entrar em contato com sua empresa, por exemplo, ou se inscrever em um evento.

Juntamente com as conversões de formulário, você também pode querer rastrear exibições de página específicas, como um novo produto que você está oferecendo ou uma página de instruções se você for uma empresa local. Você pode usar o mesmo processo para configurar isso.

Use a fórmula de ROI de marketing B2B

Agora que você está rastreando os dados do seu site, está pronto para fazer as contas. Eu prometo que isso não é tão difícil quanto parece! Comece medindo seu ROI em marketing B2B com a seguinte fórmula:

(Receita – Investimento) /Investimento * 100

Primeiro, calcule sua receita de marketing digital.

Por exemplo, determine quantos leads você recebe por mês. Separe esses leads em formulários de contato, solicitações de cotação, inscrições em boletins informativos, ligações e tudo mais que sua empresa usa. Em seguida, determine quantos leads para cada fonte de geração de leads realmente foram convertidos.

Isso pode precisar ser calculado após um ano inteiro de coleta de dados, dependendo do prazo de entrega do seu negócio. Se você teve 30 formulários de contato preenchidos em maio e 15 viraram clientes, por exemplo, você tem uma taxa de conversão de 50%. Se você tiver 5 assinaturas de boletim informativo e 1 se tornar um cliente, terá uma taxa de conversão de 20% para isso.

Por fim, determine o valor de um lead para sua empresa. Você já deve ter concluído esta etapa ao criar metas no Google Analytics. Caso contrário, você precisará atribuir um valor agora. Veja o sucesso do bfriend.

Esta parte pode ser complicada, especialmente se você oferece uma variedade de serviços diferentes. Não se preocupe se você não for 100% preciso. Por exemplo, digamos que sua empresa consiga esses 15 novos clientes e estima que esses clientes valem cerca de US$ 5.000 cada ou US$ 75.000 no total.

Digamos que sua empresa invista cerca de US$ 5.000 por mês em marketing on-line. Agora você tem uma receita total de $ 75.000 e um investimento total de $ 5.000. Vamos adicionar esses números à fórmula de ROI do marketing B2B:

(Receita – Investimento) /Investimento * 100

(US$ 75.000 – US$ 5.000) / US$ 5.000 * 100

$ 70.000 / $ 5.000 * 100

14 * 100

1400%

Neste exemplo, sua empresa obteve um ROI de 1.400%, o que é impressionante!

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