Todos nós temos nossas preferências, mas no final do dia, Dunkin’ Donuts e Starbucks vendem café. Então, por que a Starbucks cobra mais por suas bebidas? Eles dão à sua marca um contexto diferente, um contexto de luxo.
Isso é visto em um estudo de Richard Thaler. O cenário: você e seus amigos estão em uma praia quente e decidem que realmente querem uma cerveja gelada para se refrescar. Assim, seu amigo pode ir ao supermercado decadente ou ao hotel resort próximo.
Thaler descobriu que as pessoas estão dispostas a pagar mais pela cerveja do hotel. Na verdade, eles acham injusto ser cobrado no supermercado o mesmo preço que pagariam no hotel. Pense nisso por um segundo.
A cerveja é a mesma, não importa onde você a compre, mas o fato de ser de um hotel resort dá mais valor. Para freelancers, isso significa que os detalhes são importantes. Crie uma experiência para seus clientes que diga a eles que você fornece um serviço de maior valor do que seus concorrentes.
Seja o Starbucks, não o Dunkin’ Donuts. Invista tempo e recursos na criação de formulários de contato bonitos, um site, formulários de estimativa de custo e propostas que o ajudarão a definir o contexto para o que você poderá cobrar.
Mostre Ganhos e Perdas da Maneira Certa
Precisa incentivar um cliente com desconto? Em seguida, verifique se você está descontando da maneira certa. Os clientes dão muito peso às porcentagens de seus descontos.
Por exemplo, digamos que você está prestes a comprar uma camiseta por R$ 20. Mas o vendedor informa que exatamente a mesma camisa está à venda por R$ 15 em outra filial localizada a 20 minutos de distância. Você faria a viagem para a outra loja? Compare isso com se você fosse comprar um par de sapatos de grife por R$ 200. Quando você chega ao caixa, é informado de que a 20 minutos há uma loja vendendo esses sapatos por R $ 195. Você faria a viagem então? De acordo com outro estudo de Thaler, quando apresentados a esses cenários, a maioria das pessoas optaria por viajar para economizar R$ 5 na camisa, mas não nos sapatos de R$ 200. Portanto, mesmo economizando exatamente a mesma quantia de dinheiro, as pessoas são mais propensas a agir quando a porcentagem é maior (25% versus apenas 2,5% nos cenários de exemplo acima).
Para freelancers, isso significa que você deve dar descontos em grandes porcentagens, descontando as coisas que custam uma quantia pequena.
Digamos que você esteja trabalhando em um projeto com páginas de destino e serviços de marketing de mídia social que custa um total de R$ 10.000. Em vez de oferecer 5% de desconto no custo total, ofereça 75% de desconto no serviço de marketing de mídia social incluído. Ambos os descontos economizam R$ 500 para o cliente, mas é mais provável que eles tomem medidas ao ver a enorme porcentagem de economia.