Seus objetivos ajudam você a manter o foco em sua estratégia de mídia digital. Se você deseja obter sucesso com o marketing digital, deve determinar o que deseja alcançar com sua estratégia. Os objetivos dependem das necessidades do seu negócio.
Se você deseja obter novos leads ou obter mais conversões, deve pensar no que sua empresa deseja alcançar investindo em uma estratégia de marketing digital. Se você deseja aumentar as vendas, sua próxima meta de marketing digital pode ser aumentar as vendas em X%. Resumindo, sua meta de marketing deve estar alinhada com as metas gerais de sua empresa.
Todo objetivo de estratégia de mídia digital deve trabalhar para alcançar um objetivo maior da empresa. Além disso, essas metas precisam ser metas SMART . Os objetivos SMART são:
- Específico : sua estratégia de mídia digital deve ter como objetivo atingir um objetivo específico. Uma meta vaga, como “ganhar mais conversões”, não ajudará você a saber se alcançou suas metas, mas uma meta específica como “aumentar as conversões em 20%” indica exatamente o que você deseja alcançar.
- Mensurável : Seus objetivos também devem ser mensuráveis. Uma meta mensurável é aquela que você pode rastrear facilmente, como “aumentar o tráfego em 50%”. Com um objetivo como esse, você pode ver visivelmente quanto seu tráfego aumenta ou diminui ao longo de sua campanha de mídia digital. Quando as metas são facilmente mensuráveis, você pode identificar as principais métricas e determinar o quanto está realizando.
- Achievable : antes de definir uma meta, você precisa determinar se possui os recursos e a capacidade de alcançá-la. Uma meta como “aumentar as vendas em 50%” pode não ser alcançável para sua empresa e pode inviabilizar sua estratégia e desencorajar as pessoas de suas equipes de marketing e vendas.
- Realista : Da mesma forma que alcançável, seus objetivos devem ser realistas. Você pode atingir uma meta como “aumentar as curtidas do Facebook para 4.000”, mas se estiver tentando fazer isso em um curto período de tempo, pode não ser realista para o seu negócio. Marcos mensuráveis irão ajudá-lo a alcançar os objetivos que são mais difíceis de realizar.
- Oportuna : Seus objetivos devem ter prazos. Com prazos cumpridos, suas equipes ficarão mais motivadas para manter sua estratégia de mídia digital no caminho certo. Sem um prazo concreto para empurrar suas equipes para atingir seu objetivo, seu objetivo corre o risco de cair no esquecimento.
As metas SMART ajudam você a manter o foco e saber o que pretende alcançar.
Determine a proposta de valor exclusiva do seu produto
Todo produto e serviço precisa ter algo que o torne valioso para os clientes. Se você não conseguir mostrar o valor, as pessoas não saberão por que devem comprar seu produto ou investir em seus serviços. Para identificar a proposta de valor do seu produto, faça a si mesmo estas perguntas:
Qual necessidade meu produto atende?
Os clientes compram produtos ou usam serviços para resolver um problema ou para melhorar suas vidas. Veja o sucesso do appspeedbr.
Você deve determinar como seu produto ou serviço beneficia seus clientes, para que possa mostrar o valor. Reserve algum tempo para identificar o valor exclusivo de seu produto ou serviço que atenderá a essas necessidades e preocupações.
Onde minha empresa está qualificada para competir no ambiente empresarial?
Em outras palavras, qual é o seu nicho de mercado ? Você precisa determinar em qual nicho seus produtos e serviços se encaixam para competir com sucesso. Se você entrar em um mercado que não se encaixa em seus produtos e serviços, provavelmente terá dificuldade em causar impacto no público desse nicho e não poderá competir com seu público.
Identificar seu nicho permite que você determine o valor do seu produto em comparação com seus concorrentes. Você pode ver o que oferece de melhor que o produto deles e vice-versa.