6 dicas para produzir vídeos incríveis para pequenas empresas

Planeje, planeje, planeje. 

É fácil ficar animado com um vídeo, sacar o telefone e começar a gravar.  PAUSA.  Dê um passo para trás. Não passe, vá. Não avance sem um plano. Não importa que tipo de vídeo você crie, você precisa seguir um plano. Se o seu vídeo não tiver roteiro, você ainda deve ter alguns marcadores ou um esboço aproximado do que abordará. Caso contrário, você pode acabar divagando – e entediando seu público. Embora um script possa não funcionar para todos os vídeos, certamente pode organizar seus pontos e manter os tópicos focados. Um software de script como o Celtx pode ser um bom investimento se você planeja fazer vídeos regulares. A maneira como você planeja seu vídeo depende totalmente de você, portanto, planeje com sabedoria.    

Encontre o talento de vídeo certo. 

Estar na câmera não é para todos.  Não force os membros da equipe a se destacarem.  Escolha alguém que você acha que representaria bem sua empresa em seus vídeos.  Procure pessoas com atitude positiva e muita energia.

Não há problema em escolher a si mesmo. Você quer que seu público fique entusiasmado com sua empresa, então quem estrelar seus vídeos deve trazer essa emoção!

Firme-se. 

Tremores não pertencem a nenhum vídeo – mas especialmente não a um vídeo para negócios.  Se você usa uma câmera de telefone ou uma câmera de vídeo, você deve investir em um tripé. Você pode encontrar tripés onde quer que compre câmeras, então eles são fáceis de encontrar.  Se você não tiver um tripé, pode ser criativo com mesas, pilhas de livros ou qualquer coisa que permita apoiar sua câmera e gravar.  Não importa como você consegue um tiro estável. Só importa que você tenha um tiro firme. 

Não se esqueça do áudio.

O áudio pode fazer ou quebrar um bom vídeo.  Não importa o quão sofisticada seja a sua foto, as pessoas provavelmente não ficarão por perto se o áudio estiver ruim. As legendas podem ajudar as pessoas a entender seu vídeo, mas não justificam o áudio ruim. Se o seu vídeo apresentar alguém falando, escolha um local silencioso para eliminar o ruído de fundo.  Se você não tem muito controle sobre seu ambiente, mantenha seu dispositivo de gravação o mais próximo possível de seu talento de vídeo.  Grave vídeo em um dispositivo e áudio em outro dispositivo para obter o áudio mais limpo.   Você pode usar dois telefones para obter um áudio limpo (como visto neste tutorial da Wistia ) ou pode investir em um dispositivo de gravação de áudio e microfone dedicados.  Depois de ter tudo gravado, prepare-se para a fase de edição.  

Edite, edite, edite. 

Não importa o quanto você planejou, planejou e planejou, você ainda precisa editar, editar e editar. Se você gravar seu áudio e vídeo separadamente, precisará sincronizá-los em um software de edição de vídeo. Veja o case da nutriinfantil.

  Para editores menos experientes, os produtos da Apple vêm com o iMovie integrado e o aplicativo Fotos em computadores Windows permite que você faça um vídeo básico. Você também pode conferir sua respectiva loja de aplicativos para outros aplicativos de edição gratuitos.   Depois de resolver sua situação de áudio, analise seu conteúdo e veja se você pode cortar alguma coisa.  Se você planeja compartilhar vídeos nas mídias sociais , deve mantê-los com menos de alguns minutos cada ou dividi-los e compartilhá-los como uma série.  Pesquise as diretrizes de formato de vídeo para cada plataforma de mídia social antes de terminar a edição.  Se o seu vídeo for para o YouTube ou para o seu site, provavelmente você poderá fazer algo mais longo.  Isso leva a esta última dica.

Acompanhe o desempenho do seu marketing de vídeo. 

Use os dados fornecidos pelo software de rastreamento analítico para informar sua estratégia de marketing de vídeo para pequenas empresas.   

  Plataformas como o YouTube e o Wistia permitem que você saiba por quanto tempo as pessoas assistem aos seus vídeos, qual a porcentagem de pessoas que clicaram na reprodução do seu vídeo (também conhecida como taxa de cliques) e muito mais.  Embora as visualizações sejam úteis para medir o sucesso de um vídeo, as métricas de engajamento, como tempo de exibição e taxa de cliques, informam mais sobre a qualidade do seu conteúdo.  Se as pessoas não clicarem em uma taxa alta, talvez seja necessário alterar a miniatura ou o título do vídeo.  Baixo engajamento pode dizer duas coisas sobre seu vídeo:

  • As pessoas não acham o conteúdo interessante
  • As pessoas não obtêm as informações de que precisam

O último motivo se aplica principalmente a vídeos educacionais. Se você não prestar atenção ao desempenho de seus vídeos, estará fadado a continuar cometendo os mesmos erros.

Deixe um comentário