Search engine optimization (SEO) é o processo de aumentar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa para direcionar mais tráfego orgânico para sua página. Muitas empresas otimizam suas páginas para que apareçam no topo dos resultados de busca.
Para ter uma classificação alta, é essencial saber quem mais está classificado nesses resultados e o que eles estão fazendo para chegar lá. Com essas ferramentas de análise de concorrentes, você pode acompanhar o desempenho de seus concorrentes nos resultados de pesquisa:
1. Ahrefs
Custo: US$ 99 a US$ 999 por mês, teste de 7 dias por US$ 7
Com o Site Explorer da Ahref , você pode dar uma olhada no tráfego de busca orgânica para o site de um concorrente e analisar seu perfil de backlink. Você pode até mesmo usá-lo para rastrear suas posições no Google . Além disso, você obterá todas as informações importantes que precisa saber sobre a campanha de SEO da concorrência.
Ao usar o Ahrefs, você obtém:
- Análise de palavras-chave
Veja quais palavras-chave sua concorrência usa e classifica nos resultados de pesquisa. Essa análise permite entender quais páginas trazem mais tráfego para esses sites. É um ótimo recurso para ajudar você a descobrir possíveis oportunidades de palavras-chave para sua empresa.
- Análise de backlinks
Os backlinks desempenham um papel essencial para ajudar a aumentar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa. Com o verificador de backlink do Ahref, você pode ver quais sites têm links para seus concorrentes e analisar a qualidade dos perfis de links de seus concorrentes. Essa ferramenta ajuda você a entender a força do perfil de links de seus concorrentes e a encontrar novos caminhos para ganhar links .
- Análise de tráfego pago
Além da análise de tráfego orgânico, você pode usar essa ferramenta para analisar campanhas de pesquisa paga . Você pode ver se sua concorrência usa pesquisa paga e as fontes de seu tráfego pago, como anúncios do Google ou anúncios do Facebook .
Com o Site Explorer da Ahref, você pode entender melhor a presença orgânica da sua concorrência e usar essas informações para criar uma campanha de SEO melhor para o seu negócio. O Ahrefs é uma ótima ferramenta de análise de concorrentes online para empresas que desejam aprender sobre o desempenho de seus concorrentes nos mecanismos de busca.
2. MozBar
Custo: Gratuito para usar o MozBar, o MozBar Premium vem com um plano Moz Pro, custando $ 99- $ 599 por mês
Se você deseja entender como sua empresa se compara à concorrência nos resultados de pesquisa, o Mozbar é uma ferramenta gratuita de análise de concorrentes para comparar seu desempenho com a concorrência. Essa ferramenta permite que você obtenha métricas em uma página enquanto a visualiza. Você pode adicionar esta extensão ao seu navegador para ver as pontuações enquanto pesquisa e visualiza as páginas.
O MozBar apresenta algo chamado pontuação de autoridade de domínio (DA) , que opera em uma escala de 0 a 100. Essencialmente, eles calculam a pontuação DA de uma empresa com base em fatores importantes para o Google, como o número de links e domínios raiz vinculados. Embora uma pontuação DA não determine automaticamente onde alguém se posicionará nos resultados da pesquisa, ela pode ajudar as empresas a prever onde é provável que eles se classifiquem. Veja o sucesso do serranonet.
Com MozBar, você pode:
- Veja a pontuação DA da sua concorrência
É essencial saber a pontuação DA da sua concorrência para que você possa ver como se compara a eles.
Essa ferramenta ajuda a ver se você tem uma pontuação de domínio melhor ou pior do que as pessoas com quem está competindo nos resultados da pesquisa. O MozBar oferece informações valiosas que permitem que você melhore sua pontuação DA para tentar superar os concorrentes .
- Analise o perfil de links da sua concorrência
Os links desempenham um papel fundamental para ajudar seu site a se classificar melhor nos resultados de pesquisa . Com o MozBar, você pode ver quantas pessoas estão vinculadas à página de um concorrente. Você pode ver quem está linkando para seus concorrentes e encontrar novas oportunidades de links para sua empresa.
- Analise métricas importantes da página
Ao visualizar a página de um concorrente, você pode comparar métricas, como métricas de link, e ver como elas se comparam às suas páginas. Ele permite que você obtenha informações valiosas sobre sua concorrência e veja como você pode ter um desempenho melhor do que eles.
O MozBar cria uma excelente oportunidade para você analisar seus rivais e encontrar maneiras de tentar superá-los nos resultados de pesquisa. Se você está procurando uma ferramenta de análise de concorrentes on-line simples e gratuita, o MozBar pode ser a resposta para suas necessidades de monitoramento de SEO.