Vender na Amazon não é perfeito.
A plataforma vem com algumas desvantagens, incluindo:
Concorrência
Lembra como mais de um milhão de outras empresas vendem na Amazon? Essa também é uma desvantagem do site. Dependendo do seu setor e produtos, você pode competir com um número significativo de vendedores, o que pode dificultar o lucro na plataforma.
Mesmo que você invista em otimização de produto e publicidade pay-per-click (PPC) , talvez não obtenha os resultados desejados da Amazon. A intensa competição na Amazon também leva a guerras de preços. Como o preço serve como um fator de classificação para os resultados de pesquisa da Amazon , os vendedores devem manter preços competitivos se quiserem obter uma posição superior nos resultados de pesquisa, além de competir com concorrentes que oferecem preços mais baixos.
A maioria dos compradores ( cerca de 64% ) clica nos três primeiros resultados da pesquisa, portanto, seu produto deve aparecer na primeira página dos resultados da pesquisa se você deseja gerar lucro. Para o seu negócio, isso significa precificar seus produtos de forma competitiva. Antes de começar a vender na Amazon, pesquise quanta concorrência você terá na plataforma.
Amazon
Ao discutir os prós e os contras de vender na Amazon, muitos vendedores mencionam a Amazon como um golpe.
Os vendedores costumam ver a Amazon como um problema por causa das várias marcas da empresa, como AmazonBasics e AmazonFresh, que também vendem na plataforma. Essas marcas ganham vendas facilmente porque os usuários conhecem (e provavelmente confiam) na Amazon.
Eles não precisam pesquisar um produto ou vendedor em profundidade. Em vez disso, eles podem “Adicionar ao carrinho” e finalizar a compra.
Muitos vendedores acham que a Amazon também orienta o desenvolvimento de sua marca e produto com base nos produtos mais vendidos de vendedores terceirizados. Por exemplo, se você vendeu uma mesa de cozinha, a Amazon pode desenvolver uma versão AmazonBasics para vender por um preço menor. Como concorrente direto, a Amazon é difícil de vencer e requer uma estratégia de marketing e publicidade.
Quando você cria e lança uma estratégia de marketing e publicidade para a Amazon, sua empresa oferece aos seus produtos a melhor chance de alcançar os compradores. Um alcance maior se traduz em mais visualizações e compras de produtos, o que aumenta seus resultados. A otimização de suas listas de produtos para pesquisa, por exemplo, pode ajudá-lo a alcançar classificações de primeira página, o que significa mais tráfego e pedidos.
Enquanto isso, uma campanha publicitária pode dar aos seus produtos o primeiro lugar nos resultados de pesquisa, o que pode ajudar no reconhecimento da marca e nas vendas.
Tarifas
Ao vender na Amazon, você deve pagar várias taxas de vendedor diferentes , que incluem:
- plano de vendedor
Um plano de vendedor (individual ou profissional) oferece à sua empresa a capacidade de vender produtos na Amazon. O plano Individual não exige assinatura, mas cobra uma taxa de US$ 0,99 para cada item vendido. Em comparação, o plano Professional requer uma assinatura mensal de US$ 39,99. Veja o sucesso do viiicdmpa.
- Taxa de referência
Uma taxa de referência é o seu pagamento para acessar o público de compradores da Amazon. A taxa mínima de indicação é de US$ 0,30 por item. A maioria das taxas de referência é baseada em porcentagem, variando de 6% a 96%, dependendo da categoria do item.
- Taxas FBA
Embora opcional, o FBA pode ajudar sua empresa a simplificar o atendimento de pedidos e o atendimento ao cliente. Sem mencionar que o uso do FBA melhora a otimização da lista de produtos, o que pode levar a classificações e vendas mais altas. Os custos do FBA dependem muito do preço, peso e tipo do produto.
- E mais
As taxas adicionais provenientes da venda na Amazon incluem taxas variáveis de fechamento (US$ 1,80 por item de mídia), taxas de serviço de aluguel de livro (US$ 5 por aluguel de livro didático) e taxas de listagem de alto volume (US$ 0,0005 por mês para itens aplicáveis). Se você está pensando em vender na Amazon, sua empresa precisa revisar os possíveis custos. Calcular suas taxas da Amazon ajudará você a ver se a venda na Amazon pode oferecer lucro e retorno sobre o investimento (ROI).
alugado
A Amazon é uma plataforma alugada, o que significa que sua empresa não é proprietária dela.
Em vez disso, você “aluga” o site para vender online. Ao alugar em vez de possuir, você tem menos controle sobre a presença de sua empresa no site. Seguir um modelo básico de lista de produtos, pagar taxas e competir com outros vendedores são exemplos dos contras que acompanham o uso de uma plataforma alugada.
Antes de decidir entre a Amazon ou seu próprio site, analise todos os prós e contras de vender na Amazon. Ou comece com uma conta de vendedor gratuita para obter uma prévia da operação na plataforma e seu valor potencial para o seu negócio.