Antes de mergulharmos em alguns exemplos de relatórios do Data Studio, vamos primeiro falar um pouco mais sobre a plataforma.
O Google criou sua versão gratuita do Data Studio em outubro de 2018. Antes de seu lançamento gratuito, o Data Studio fazia parte de uma ferramenta paga de visualização de dados chamada Google Data Studio 360. Desde então, foi adotado por agências de marketing para ajudá-los a criar gráficos impressionantes relatórios de dados para clientes. Além disso, algumas equipes de marketing até usam relatórios do Google Data Studio para mostrar resultados aos executivos da empresa. A ferramenta é totalmente gratuita e você pode criar belos relatórios gráficos que apresentam widgets, gráficos, tabelas e dados importados de várias plataformas.
Search Ads 360
Se você deseja obter dados para anúncios de pesquisa, confira este exemplo de relatório do Data Studio — o painel do Search Ads 360 do Google . Ele inclui tudo, desde visibilidade até engajamento e vendas, e ainda oferece dados detalhados para detalhar ainda mais os números.
Como um relatório do Search Ads 360 beneficia sua empresa: ao gerar esse tipo de relatório, você poderá melhorar seus anúncios com base nas métricas fornecidas. Por exemplo, impressões, cliques e CTR podem ajudar você a determinar o sucesso de seu anúncio. Quando essas métricas estiverem baixas, você terá uma ideia de que algo precisa mudar.
Com seus dados de engajamento, você poderá dizer se está desperdiçando dinheiro por sua métrica de custo por ação e sua taxa de conversão é enorme para determinar a eficácia de seus anúncios. Sem mencionar que você pode comparar a receita dos anúncios ano após ano para ver suas melhorias. Veja o sucesso da jurujubapublicidade.
Visão geral do público do GA
Determinar quem visita seu site é uma parte crucial do marketing. Quando você souber mais sobre os visitantes do seu site, poderá fornecer a eles exatamente o que eles procuram em sua empresa.
Como os relatórios de visão geral do público beneficiam seus negócios: você precisa saber exatamente para quem está vendendo se quiser vender com eficiência. Esse relatório pode ajudá-lo a determinar se você está segmentando o público certo com seus anúncios, se sua segmentação precisa ser alterada e se seus anúncios são eficazes. A segmentação é um dos elementos mais importantes da sua campanha publicitária e este relatório ajudará você a acertar.
Visão geral da aquisição GA
De onde vem o seu tráfego? Se você deseja expressar coisas como tráfego de referência, tráfego social, tráfego de pesquisa paga e muito mais, este é um ótimo exemplo de relatório do Data Studio para você.
Como os relatórios de visão geral de aquisição beneficiam seus negócios: importa de onde vem seu tráfego e este relatório permite que você dê uma olhada detalhada nisso. Quando você sabe de onde vem o tráfego do seu site, pode ajustar seu orçamento de marketing para atender mais aos canais que entregam. Por exemplo, se você achar que tem mais sessões de tráfego de pesquisa paga, mas está gastando muito tempo em sua presença social, este relatório pode dizer que você pode querer colocar mais esforço em seus esforços pagos em vez de social.