A tranquilidade é uma coisa linda, tanto para você quanto para o cliente. Seu cliente vai querer saber que você estará lá se alguma coisa der errado. E você pode ser, por um preço.
Sites travam, CMSs e seus plugins precisam ser atualizados regularmente, atualizações para bibliotecas JavaScript precisam ser emitidas, e a lista continua. A manutenção contínua é uma parte tão crucial da execução de um site que algumas agências se especializam apenas em fornecer serviços de manutenção de sites. Resultados de pesquisa do Google para a frase “serviços de manutenção de sites”, mostrando empresas que se concentram apenas em fornecer manutenção de sites.Discutir um acordo de serviço de manutenção de site em andamento antes do início de um projeto garantirá que você não precise fazer nenhum upselling estranho pós-projeto, e o cliente poderá dormir tranquilo sabendo que você estará lá para ajudá-lo se houver tempo vem. Para muitos de nossos clientes no Social Garden (a agência digital que cofundei), começamos com uma taxa básica de 5 a 10 horas por mês, dependendo da complexidade do site, que é automaticamente cobrado em nosso padrão taxa horária.
Se tudo isso parece muito trabalho para você ou sua equipe, considere terceirizar as tarefas de manutenção do site para provedores de serviços de alta qualidade que prontamente tirarão o compromisso de suas mãos. Você também pode considerar mercados de serviços como Tweaky ou CreativeFolks.
Otimização da taxa de conversão
No final das contas, você não pode prever com total certeza como os usuários reais vão se comportar no site que você criou.
É aí que entram os serviços de otimização de taxa de conversão. A maioria dos meus clientes fica surpresa quando eu explico a eles o conceito de poder dividir automaticamente diferentes variações de seu site para melhorar suas taxas de conversão. Fornecer serviços de otimização de taxa de conversão pode envolver:
- Desenvolvendo o experimento: hipótese, variáveis controladas e as variações propostas para testar
- Administrando a experiência: você pode usar software como o Visual Website Optimizer ou Optimizely para isso
- Apresentando os resultados do experimento: você pode resumir os dados coletados e as alterações recomendadas
- Implementando as alterações do site: conforme necessário, você atualizará o site com o design aprimorado
Marketing on-line
Seu cliente decidiu fazer um investimento em um site e o motivo mais comum de fazer isso é porque acredita que vai gerar novas oportunidades de negócios para ele.
Desenvolver seu plano de marketing online pode ser um serviço adicional que você pode fornecer. Isso pode envolver a configuração de sua lista de e-mails, SEO, o desenvolvimento de práticas recomendadas para gerenciar sua presença nas mídias sociais, a criação de uma estratégia de publicidade online e assim por diante. Se você não é um profissional de marketing on-line, ainda pode obter um lucro contínuo com a subcontratação de trabalhos para especialistas nesse campo.
Muitas agências de marketing digital (incluindo minha empresa) oferecem um programa de parceria saudável que permite entregar um produto de marketing líder do setor sem gastar tempo e esforço para aprender e executar as mais recentes estratégias de geração de tráfego. Ao selecionar uma agência para formar uma parceria de longo prazo, seja paciente e faça sua lição de casa. Seu cliente confia em seu conselho e você não quer se apressar em algo e acabar decepcionando-o.