O maior erro que você pode cometer ao medir o ROI do marketing B2B é olhar apenas para o tráfego geral para determinar seu ROI. Existem muitas maneiras diferentes (médios) de as pessoas chegarem ao seu site, sendo as seguintes as mais comuns:
- Tráfego orgânico sem marca
Esses dados abrangem as pessoas que chegam ao seu site por meio de tráfego não pago que ainda não conhecem sua marca. Para a empresa fictícia, Tuba Fixers, seria a visita de alguém que procurasse por “conserto de tuba” versus “consertador de tuba”. Verifique se você está olhando para o tráfego orgânico sem marca. É aqui que a maioria das empresas B2B pode melhorar, além de obter um ROI enorme.
No Analytics, vá para Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia. Escolha “Palavra-chave” como sua dimensão principal, seguida de “Média” como sua dimensão secundária. Em seguida, escolha o filtro avançado e selecione “Excluir”, “Palavra-chave”, “Contendo” e o nome da sua empresa.
Clique em “Adicionar uma dimensão ou métrica” e selecione “Média”. Em seguida, digite “Incluir”, “Médio”, Contendo” e “orgânico”.
Você pode excluir vários campos para excluir itens como abreviações, erros ortográficos comuns, nomes de funcionários etc.
- Marca, tráfego orgânico
Esses dados incluem tráfego não pago para pessoas que já conhecem sua marca, mas não digitaram seu site diretamente no navegador. Para Tuba Fixers, isso seria se alguém digitasse “tuba fixers” no Google, em vez de digitar tubafixers.com em seu navegador. O Branded Traffic é bom monitorar para garantir que as pessoas conheçam sua marca.
Siga as mesmas etapas acima para encontrar tráfego sem marca, exceto incluir versus excluir palavras-chave que incluam o nome da sua empresa. Se não houver muito tráfego para sua marca, você pode descobrir que nem está em primeiro lugar no ranking do Google para sua marca. Você também pode ver uma tendência nas pessoas que procuram uma variação incorreta do nome da sua marca, o que pode mostrar que sua marca não está fornecendo uma mensagem clara.
- Tráfego pago (se aplicável)
Se você estiver exibindo publicidade de pagamento por clique (PPC) por meio do Google Ads, verifique se está analisando esse tráfego no Google Analytics. A diferença entre tráfego orgânico e pago é que o tráfego pago é… pago. Cada clique em um anúncio (que leva a uma visita ao seu site) custa dinheiro. Veja o sucesso do caiunosono.
O tráfego pago deve ser analisado regularmente – você está pagando por esses cliques! Se você tiver uma alta taxa de rejeição (usuários que saem do seu site depois de visualizar apenas uma página), talvez não haja uma próxima etapa clara em seu site. Também pode ser que o tráfego não seja relevante.
Acesse Aquisição > Campanhas > Palavras-chave pagas e selecione “Consulta de pesquisa” como sua dimensão principal. Verifique esses dados para garantir que as pessoas não estejam pesquisando algo não relacionado ao seu negócio.
- Tráfego de referência
Esses dados incluem todo o tráfego para seu site proveniente de um link em outro site. Se você estiver listado com seu site em um diretório do setor e alguém clicar em seu site, essa visita será exibida no tráfego de referência. Acesse o tráfego de referência visualizando Aquisição > Todo o tráfego > Referências.
O tráfego de referência é útil para determinar se uma listagem ou menção específica na web está trazendo tráfego valioso para seu site. Isso também pode ser usado para ver o tráfego de referência de mídia social (ou seja, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube).
- Trafico direto
Esses dados abrangem todas as visitas ao seu site para usuários que digitam seu site diretamente no navegador. Visualize o tráfego direto com estas etapas: Aquisição > Todo o tráfego > Canais. Em seguida, selecione “Direto”.