You are currently viewing A Solução Popular: Web Design Responsivo

A Solução Popular: Web Design Responsivo

Desenvolver para a Web Móvel agora envolve uma compreensão dos navegadores móveis, seus mecanismos JavaScript e CSS e a experiência do usuário esperada para uma ampla variedade de dispositivos touchscreen. A solução popular para este problema é o web design responsivo. O web design responsivo aproveita os novos recursos do CSS3 para modificar ativamente o tamanho e a posição dos elementos da página da web com base no tamanho da tela, orientação e proporção de pixels. É uma solução forte para sites orientados a conteúdo, cujo principal requisito é tornar o texto e as imagens digeríveis.

Por outro lado, redimensionar e reposicionar o conteúdo não atende totalmente às necessidades de interface ou experiência do usuário de sites que têm interação intensa, como aplicativos da web e sites de comércio eletrônico. Para esses tipos de sites, o design responsivo é apenas uma pequena peça de um quebra-cabeça muito maior.

Problemas com Web Design Responsivo

Por um lado, os usuários móveis se acostumaram com o funcionamento dos aplicativos nativos.

Engajar esses usuários pela Web exige cada vez mais um layout de interface que simule os aplicativos nativos que eles associam a seus dispositivos. As técnicas de design responsivo sozinhas falham nessa tarefa, pelos seguintes motivos:

  • O tamanho da tela e a proporção de pixels não são suficientes para determinar o tipo de dispositivo.
  • O design responsivo não permite a criação de elementos interativos detalhados e específicos da tela sensível ao toque quando o site é visitado em dispositivos móveis, mas apenas o reestilização ou ocultação/exibição de elementos existentes.
  • Os phablets , como a série Samsung Galaxy Note, estão crescendo em popularidade. Embora eles tenham a contagem de pixels de tablets pequenos, eles estão mais próximos do tamanho dos telefones e geralmente são mais bem servidos com a interface do usuário e o UX do telefone.
  • Os layouts da área de trabalho serão transformados em layouts móveis quando a janela do navegador for reduzida.
    Isso prejudicará o UX se você direcionar seu design móvel para a interação por toque.

Embora a popularidade do web design responsivo esteja crescendo dentro dos círculos criativos, suas limitações o impedem de ser uma solução regular fora de blogs, portfólios de design e sites de notícias.

Script do lado do servidor + Manipulação de DOM

Felizmente, com a aceitação bastante recente e onipresente dos padrões HTML5, CSS3 e JavaScript DOM nos principais navegadores móveis, técnicas alternativas (com design responsivo como componente opcional) estão disponíveis. Construir aplicativos da Web que funcionem como seus equivalentes nativos de ponta, sem redirecionar para subdomínios separados, é uma meta alcançável para desenvolvedores da Web dedicados e aventureiros.

No site da minha empresa, SpotTrot, que é orientado a conteúdo, mas oferece alguns elementos interativos, não servimos apenas interfaces de desktop e móveis, mas também um tablet separado. Fazemos isso sem redirecionar o usuário para separar “m-dot” ou “t-dot” subdomínios. Em outras palavras, não mantemos um site separado para dispositivos móveis e tablets, simplesmente modificamos o DOM e servimos os arquivos JavaScript e CSS apropriados com base no dispositivo de navegação do usuário.

Deixe um comentário