Se você deseja lançar uma estratégia de marketing on-line bem-sucedida, deve saber quem está segmentando. Você não pode ter uma estratégia de sucesso se não souber quem quer seus produtos ou serviços.
A melhor maneira de estabelecer quem está em seu público-alvo é criar buyer personas .
Buyer personas são personas que representam as pessoas interessadas em seu negócio.
A maioria das empresas tem alguns tipos de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. A criação de personas ajuda você a entender cada tipo de pessoa que deseja comprar seus produtos ou serviços.
Construir uma estratégia de marketing forte começa com personas de comprador detalhadas e robustas.
Se você sabe quem é seu cliente ideal, pode direcioná-lo de uma maneira que o agrade.
Então, como você cria uma buyer persona?
Baseie suas personas de comprador nos dados atuais do cliente. Pesquise seu público e entreviste-o para saber mais sobre ele. Você deseja basear sua persona de comprador em dados reais para garantir que não faça suposições erradas sobre seu público.
A partir dessas informações, você pode começar a formar personas para o seu negócio. Essas personas ajudarão a moldar sua estratégia e determinar quais canais você deve usar para alcançar as pessoas.
Defina seus objetivos
Se você vai criar um plano de ação de marketing digital, é essencial que você tenha objetivos. Você não pode criar uma estratégia sem saber o que deseja alcançar. Ao definir metas para sua campanha, você saberá o que deseja alcançar com o marketing online.
Concentre-se em objetivos de curto, médio e longo prazo.
Seus objetivos devem estar alinhados com os objetivos do seu negócio. Veja o sucesso do brasilepub.
Seja para ganhar uma certa quantidade de conversões ou obter um número específico de leads, você deve definir metas estratégicas que o ajudem a atingir suas metas gerais. Ao definir metas, você deve estabelecer:
- O que você quer alcançar
- Quando você quiser alcançá-lo
- Como você medirá essa conquista
Você deseja criar metas SMART para sua estratégia de marketing digital. SMART significa:
- Específico : Seus objetivos são precisos para o que você deseja alcançar. Você não deseja definir metas vagas como “obter novos clientes”, mas sim “ganhar uma quantidade X de leads”.
- Mensurável : quando você define metas, deseja medir se alcançou essa meta . Ao criar uma meta como “conquistar uma quantidade X de clientes”, você pode medir quantos clientes obtém para ver se atingiu essa meta.
- Atingível : muitas empresas cometem o erro de marketing de definir metas que não são realistas. Você não estabeleceria uma meta de ganhar 200 leads se isso não fosse viável para o seu negócio. Em vez disso, tente definir metas competitivas, mas não impossíveis.
- Relevante : suas metas devem estar relacionadas ao que você está tentando alcançar com sua campanha e sua empresa . Você não definiria uma meta para obter “número X de assinantes de e-mail” se não estivesse executando uma campanha de e-mail. Seus objetivos devem estar sempre alinhados com o que você deseja realizar.
- Oportuna : quando você define metas, é crucial que estabeleça um cronograma para alcançá-las. Você quer dar a si mesmo um prazo para atingir seus objetivos. Quer se trate de semanas, meses ou anos, certifique-se de que seus objetivos tenham um prazo.
As metas SMART ajudarão você a criar alvos melhores para seu plano de ação de marketing digital. Você verá resultados mais bem-sucedidos com sua campanha quando definir metas que possa medir e derrubar.
Seus objetivos SMART também o ajudarão a estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs) para sua campanha.
KPIs são números que ajudam você a identificar e estabelecer como medir o sucesso de sua campanha. Você deseja analisar as métricas, como taxa de rejeição ou exibições de página, que mostrarão se você está tendo sucesso com sua campanha.
Se você quer saber como criar uma estratégia de marketing digital que funcione, estabeleça metas.